Contorno Facial – Ritidoplastia (Cirurgia de Face e Pescoço)

Ritidoplastia é a cirurgia realizada para o rejuvenescimento facial. Esta cirurgia é também chamada de face lift e tem como objetivo reduzir ou atenuar os efeitos do envelhecimento.

Com o passar dos anos, a pele da face vai perdendo sua elasticidade e firmeza, acarretando um aumento da flacidez cutânea e uma modificação do contorno facial.Os sinais do envelhecimento da face incluem: flacidez do terço médio, vincos profundos ao longo do nariz que se estendem ao canto da boca (bigode chinês), perda de tônus muscular na face inferior (papada), pele frouxa e depósitos de gordura sob o queixo e mandíbula.

A ritidoplastia tem por objetivo a correção cirúrgica dos sinais do envelhecimento facial. Ela pode ser realizada tanto em mulheres quanto em homens que sintam certo desconforto em relação a sua face devido a flacidez, sulcos profundos e ou presença de rugas.

Ela possui um melhor resultado quando combinada a outros procedimentos, tais como lifting frontal (para corrigir a flacidez ou testa franzida), blefaroplastia (cirurgia para rejuvenescimento dos olhos), e procedimentos não cirúrgicos ,  como peelings, laser e toxina botulínica.

 

A cirurgia deixa uma cicatriz muito visível? 

A cicatriz fica localizada na região pré-auricular (na frente da orelha) e retroauricular (atrás da orelha) ,podendo se estender para o couro cabeludo, tornando-se discreta após a completa cicatrização.

 

Qual é o tempo de recuperação?

O tempo de recuperação é de 10 a 15 dias, sendo que pode variar  de pessoa para pessoa. Exercicios físicos leves são liberados após um mês. Após 2 meses pode-se realizar qualquer exercício físico. Recomenda-se evitar a exposição solar por 3 meses. Pode levar vários meses ate que o inchaço no rosto desapareça, e até 6 meses para que as linhas de incisão fiquem com aparência normal.

O pós-operatório é muito doloroso?

A ritidoplastia geralmente não apresenta dor intensa no pós- operatório. Um leve desconforto eventual poderá ser controlado por analgésicos comuns.

 

Quais os riscos desta cirurgia?

Todo ato médico inclui um risco variável e a cirurgia plástica como parte da medicina não é exceção. O sucesso e a segurança do procedimento dependem muito de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionado sobre sua saúde e estilo de vida. Se você estiver fisicamente saudável e possuir hábitos de vida saudáveis (como por exemplo não fumar) ,  o risco cirúrgico não é muito diferente das demais cirurgias eletivas, na vigência dos cuidados médicos cirúrgicos usuais.  

 

Que tipo de complicações podem ocorrer?

As complicações sérias são incomuns, porém podem ocorrer algumas complicações tais como: hematomas, seromas,infecção, necrose da pele operada (principalmente em pacientes tabagistas),  deiscência de sutura (abertura de pontos) e má cicatrização ( cicatrizes alargadas ou aparentes).