Contorno Facial – Rinoplastia (Cirurgia de Nariz)

A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz e tem por finalidade remodelar a estrutura nasal a fim de corrigir deformidades estéticas e funcionais. A cirurgia melhora a aparência e a proporção do nariz, melhorando a auto-estima e realçando a harmonia facial. Cada indivíduo possui um nariz único, devido a suas características genéticas, sendo que a cirurgia visa “embelezar” o nariz existente e não “transformar” um nariz em outro. Não existe um nariz perfeito. O importante é que ele fique natural e em harmonia com o restante do rosto da paciente. Cada caso é estudado individualmente respeitando o que o paciente deseja dentro do que se é possível realizar tecnicamente.

A cirurgia deixa uma cicatriz muito visível? 

Na técnica fechadas as incisões estão escondidas no interior do nariz e não aparecem.

Na técnica abertas é realizada uma incisão na base da columela (estrutura que separa as duas narinas), que com o tempo torna-se bem discreta e quase imperceptível.

Cada paciente tem uma indicação precisa e a escolha da técnica deve ser discutida com o cirurgião plástico.

 

Qual é o tempo de recuperação?

O tempo de recuperação é de 10 a 15 dias, sendo que pode variar de pessoa para pessoa. Exercícios físicos leves são liberados após um mês, devendo-se evitar esportes de contato.

Em alguns casos é necessário o uso de um gesso sobre o nariz na primeira semana e curativos com o uso de micropore por um período variável. Um tampão nasal pode ser utilizado principalmente em casos em que se necessita um tratamento do desvio de septo.

 

O pós – operatório é muito doloroso?

A rinoplastia geralmente não apresenta dor intensa no pós -operatório. Um leve desconforto eventual poderá ser controlada por anti-inflamatórios e analgésicos comuns.

 

Quais os riscos desta cirurgia?

Todo ato médico inclui um risco variável e a Cirurgia Plástica como parte da medicina não é exceção. Se você estiver fisicamente saudável e possuir hábitos de vida saudáveis (como por exemplo não fumar) , o risco cirúrgico não é muito diferente das demais cirurgias eletivas,   na vigência dos cuidados médicos cirúrgicos usuais.  

 

Que tipo de complicações podem ocorrer?

As complicações sérias são incomuns, porém podem ocorrer algumas complicações tais como: hematomas,infecção, necrose da pele operada (principalmente em pacientes tabagistas),assimetrias,  deiscência de sutura (abertura de pontos) e má cicatrização ( cicatrizes alargadas ou aparentes).

 

Em quanto tempo se atingirá o resultado definitivo?

Podem demorar alguns meses para que o edema (inchaço) desapareça completamente e em alguns casos ate um ano para que o resultado da cirurgia seja percebido em sua totalidade, com o novo contorno nasal redefinido. Durante este período, você perceberá mudanças graduais na aparência de seu nariz.

Embora os resultados da rinoplastia sejam geralmente permanentes, a cartilagem pode continuar a apresentar algum grau de remodelamento, alterando o resultado ao longo do tempo.