Contorno Corporal – Prótese Mamária

A cirurgia de aumento de mama com o uso de implantes de silicone e uma das cirurgias estéticas mais comumente realizadas em nosso país. Esta cirurgia consiste na introdução de implante de próteses mamárias com o objetivo de aumentar o volume mamário.

  • Onde são posicionadas as cicatrizes?

A incisão para a colocação da prótese pode ser colocada em 3 áreas principalmente: sulco inframamário, ao redor da aréola ou  na axila. 

  • Como é o período de recuperação (pós-  operatório)?

Após a cirurgia , será necessário uso de sutiã apropriado por um período de aproximadamente 30 dias. A paciente deve evitar movimentos bruscos com os braços e atividades físicas nos primeiros dias

O tempo de recuperação é de 10 a 15 dias, sendo que este pode variar de pessoa para pessoa.

Caminhadas e exercícios físicos leves costumam ser liberados após 3 semanas da cirurgia. Exercícios que envolvam tórax e membros superiores geralmente devem aguardar 30-60 dias.

O pós – operatório é muito doloroso?

Geralmente não, desde que a paciente obedeça às instruções médicas. Eventualmente poderá ocorrer manifestação dolorosa, geralmente associada ao movimento dos braços que costuma regredir com analgésicos comuns.

 

Qual o prazo de validade da prótese?

Nenhuma prótese tem garantia vitalícia. Com o passar dos anos, a paciente deve realizar acompanhamento com o seu cirurgião plástico e, associado com os exames de imagem, determinar a melhor época da substituição. 

 A cirurgia pode afetar a amamentação?

A inclusão da prótese não costuma alterar a amamentação pois a localização e a via de acesso dificilmente agridem a mama a ponto de inibir a produção de leite materno

Quais são os riscos desta cirurgia?

As complicações sérias são incomuns, porém podem  ocorrer algumas complicações tais como : hematomas, seromas (acúmulo de líquidos), ruptura do implante, infecção, assimetrias, contratura capsular (endurecimento da cápsula ao redor do implante), ruptura e cicatrizes inestéticas (alargadas).