Contorno Facial – Otoplastia (Cirurgia da Orelha de Abano)

Otoplastia é a cirurgia utilizada para correção das orelhas em abano, ou orelhas proeminentes. Esta alteração anatômica pode causar estigma social e uma preocupação freqüente no paciente quanto a sua aparência, levando os pacientes a usar artifícios para disfarçar o tamanho das orelhas, como cabelos compridos , chapéu, gorros ou faixas. 

A otoplastia visa a correção do defeito anatômico das orelhas de abano, através do re-posicionamento das orelhas mais próximos a cabeça, diminuindo seu tamanho e  alterando a aparência das mesmas, através do remodelamento da cartilagem. Assim a cirurgia poderá proporcionar orelhas com um resultado estético natural e mais atraente.

 

A partir de qual idade a cirurgia está indicada?

Após os 6 anos de idade as orelhas já completaram 90% do seu desenvolvimento e por este motivo, já podem ser submetidas a otoplastia.Em muitos casos é preferível realizar a cirurgia na idade pré-escolar pois evita que a criança fique exposta a eventuais traumas psicológicos e constrangimentos entre os colegas.

 

A cirurgia deixa uma cicatriz muito visível? 

A cicatriz fica localizada na região retro-auricular (atrás da orelha) e é praticamente imperceptível.

 

Qual é o tempo de recuperação?

O tempo de recuperação é rápido, podendo-se voltar as atividades cotidianas geralmente com 7 dias, sendo que este período pode variar de pessoa para pessoa. Exercícios físicos são liberados após 30 dias, devendo-se evitar esportes de contato. A exposição solar deve ser evitada por 3 meses. O uso de uma faixa de cabelo é indicado por 2 semanas.

 

O pós -operatório é muito doloroso?

A otoplastia não costuma apresentar dor intensa no pós- operatório. Um leve desconforto eventual poderá ser controlado com o uso de analgésicos comuns.

 

Quais os riscos desta cirurgia?

Todo ato médico inclui um risco variável e a cirurgia plástica como parte da medicina não é exceção. Na vigência dos cuidados médicos usuais e estando o paciente em boas condições de saúde, os riscos da cirurgia são pequenos, semelhantes a qualquer cirurgia eletiva.  

 

Que tipo de complicações podem ocorrer?

As complicações sérias são incomuns, porém podem ocorrer algumas complicações tais como: hematomas, infecções, assimetrias, deiscência de sutura (abertura de pontos), má cicatrização (cicatrizes alargadas ou aparentes) e recidiva das orelhas proeminentes.

 

Em quanto tempo se atingira o resultado definitivo?

Após os primeiros 7 dias com a melhora do edema (inchaço), poderemos observar em torno de 80 % do resultado esperado. Após 12 semanas o resultado será definitivo.