Contorno Corporal – Lipoaspiração e Lipoescultura

A lipoaspiração tradicional consiste na retirada de tecido gorduroso em áreas especificas do corpo através do uso de cânulas. É um dos procedimentos mais freqüentes em cirurgia plástica.  Não é uma cirurgia utilizada para emagrecimento e sim para melhora do contorno e proporções corporais, proporcionando assim uma melhora da silhueta. Apresenta melhores resultados em pacientes que estão próximos de seu peso ideal, pois ela trata a gordura localizada.

A  lipoaspiração pode ser associada com o procedimento de transposição de gordura indesejada para uma  outra área caso o paciente deseje, como por exemplo : região dos glúteos ou preenchimento de rugas no rosto – procedimentos conhecidos como lipoenxertia ou lipoescultura.

 

A cirurgia deixa uma cicatriz muito visível? 

As cicatrizes resultantes de uma lipoescultura ou lipoaspiração são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às aéreas a serem operadas. Possuem tamanho pequeno em torno de 0,5 cm e são planejadas para ficarem pouco aparentes.

 

Qual é o tempo de recuperação?

O tempo de recuperação é de 7-15 dias, sendo que pode variar de pessoa para pessoa. É recomendado o uso de cinta modeladora por 30-60 dias. A complementação com drenagem linfática é muito importante neste tipo de cirurgia.

 

O pós – operatório é muito doloroso?

Geralmente não. Uma lipoaspiração ou lipoescultura de evolução normal não deve apresentar dor, desde que obedecidas às orientações pós-operatórias. Eventuais incômodos são resolvidos com a utilização de analgésico/anti-inflamatórios.

 

Em quanto tempo poderei retornar às atividades físicas?

Caminhadas e exercícios leves são liberados após 15 dias. Em média, após 30 dias todos os outros tipos de exercícios podem ser realizados.

 

Quais os riscos desta cirurgia?

Raramente a lipoaspiração traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Ela deve ser sempre realizada por um Especialista vinculado a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em clínica ou hospital e com a presença de um anestesista. Assim os riscos são muito pequenos, semelhantes a qualquer outra cirurgia eletiva.

 

Que tipo de complicações podem ocorrer?

As complicações sérias são incomuns, porém podem ocorrer algumas complicações tais como: hematomas, seromas (acúmulo de líquidos), infecção, assimetrias, alterações na sensibilidade das áreas lipoaspiradas e cicatrizes inestéticas.