Reconstrução Mamária

A reconstrução da mama é a cirurgia indicada para restaurar a forma,aparência e tamanho das mamas após uma cirurgia de remoção de tecido mamário(mastectomia), mais comumente secundário ao tratamento de tumores de mamas. 

 A cirurgia de reconstrução de mama contribui para uma melhoria da auto-estima, autoconfiança e qualidade de vida das pacientes submetidas à mastectomia Embora a cirurgia possa lhe dar uma mama  relativamente natural, a mama reconstruída nunca será igual a mama que foi removida.

Existem diversas técnicas para reconstrução mamária e a escolha é sempre individualizada Podem ser utilizados tecidos autólogos (próprios do paciente), implantes de mama, ou a combinação de tecidos autólogos e implantes. Em alguns casos são necessários mais de um procedimento cirúrgico para a completa reconstrução da mama. O método a ser escolhido levará em conta diversos fatores, tais como: tamanho das mamas, quantidade de pele e tecido mamário retirado, tipo de corpo e preferências pessoais do paciente. Uma avaliação em conjunto com o oncologista/mastologista são ferramentas fundamentais  para uma reconstrução mamária bem sucedida.