A ginecomastia é o crescimento exagerado da mama masculina, que pode causar muitas vezes constrangimento social o paciente. Ela pode ocorrer por variações hormonais, fatores orgânicos ou ate mesmo por uso de determinadas medicações.
O procedimento de correção da ginecomastia envolve primeiramente uma investigação clínica completa buscando as causas deste transtorno. Após isto, a remoção do tecido mamário poderá ser realizada através de incisões estrategicamente posicionadas, podendo se associar a lipoaspiração para remoção do excesso de gordura.
A cirurgia deixa uma cicatriz muito visível?
A cicatriz é posicionada ao redor da aréola em semicírculo. Em geral com o passar do tempo a cicatriz tende a ficar muito pouco visível.
Qual é o tempo de recuperação?
O tempo de recuperação é de 10-15 dias, porém este período pode variar de pessoa para pessoa. É recomendado o uso de cinta modeladora por 30-60 dias.
Em quanto tempo poderei retornar às atividades físicas?
Caminhadas e exercícios para membros inferiores são liberados após 15 dias. Exercícios para tórax e membros superiores são liberados após 45-60 dias, dependendo de cada caso.
O pós – operatório é muito doloroso?
Geralmente não, desde que obedecidas as recomendações pós operatórias. Eventuais incômodos são resolvidos com a utilização de analgésico/anti-inflamatórios.
Quais as possíveis complicações?
As complicações sérias são incomuns, porém podem ocorrer algumas complicações tais como: hematomas, seromas (acúmulo de líquidos), infecção, assimetria, deiscência de sutura (abertura dos pontos) alterações na sensibilidade da aréola e cicatrizes inestéticas.