A cirurgia de aumento de mama com o uso de implantes de silicone e uma das cirurgias estéticas mais comumente realizadas em nosso país. Esta cirurgia consiste na introdução de implante de próteses mamárias com o objetivo de aumentar o volume mamário.
Onde são posicionadas as cicatrizes?
A incisão para a colocação da prótese pode ser colocada em 3 áreas principalmente: sulco infra mamário, ao redor da aréola ou na axila.
Como é o período de recuperação (pós- operatório)?
Após a cirurgia , será necessário uso de sutiã apropriado por um período de aproximadamente 30 dias. A paciente deve evitar movimentos bruscos com os braços e atividades físicas nos primeiros dias
O tempo de recuperação é de 10 a 15 dias, sendo que este pode variar de pessoa para pessoa.
Caminhadas e exercícios físicos leves costumam ser liberados após 3 semanas da cirurgia. Exercícios que envolvam tórax e membros superiores geralmente devem aguardar 30-60 dias.
O pós – operatório é muito doloroso?
Geralmente não, desde que a paciente obedeça às instruções médicas. Eventualmente poderá ocorrer manifestação dolorosa, geralmente associada ao movimento dos braços que costuma regredir com analgésicos comuns.
Qual o prazo de validade da prótese?
Nenhuma prótese tem garantia vitalícia. Com o passar dos anos, a paciente deve realizar acompanhamento com o seu cirurgião plástico e, associado com os exames de imagem, determinar a melhor época da substituição.
A cirurgia pode afetar a amamentação?
A inclusão da prótese não costuma alterar a amamentação pois a localização e a via de acesso dificilmente agridem a mama a ponto de inibir a produção de leite materno.
Quais são os riscos desta cirurgia?
As complicações sérias são incomuns, porém podem ocorrer algumas complicações tais como : hematomas, seromas (acúmulo de líquidos), ruptura do implante, infecção, assimetrias, contratura capsular (endurecimento da cápsula ao redor do implante), ruptura e cicatrizes inestéticas (alargadas).